Melonline: Communication - Coaching - Creativity
  • eng
  • esp
  • port
  • eng
  • esp
  • port

FLOW
Ideias, thoughts, reflexiones & more

The Day After – Até onde vai a chama dos jogos olímpicos 

4/14/2016

0 Comments

 
Picture
Dentro de poucos dias o Rio de Janeiro se tornará o centro das atenções mundiais transformando-se no templo olímpico, onde atletas de todo mundo vem demonstrar suas habilidades para conquistar o máximo reconhecimento esportivo.
​
Esse ambiente de respeito, amizade e excelência envolve intensamente  toda a sociedade durante cerca de dois meses  - desde a abertura dos jogos olímpicos em 5 de agosto até o final dos jogos paralímpicos  em 18 de setembro. Mas o que acontecerá depois desse periódo?
Se você tem cerca de 30 anos ou mais vai se lembrar da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de 1992 em Barcelona. (Se você não teve a chance de ver ao vivo ou não se lembra, vale a pena dar um pulinho no youtube). Uma super produção, Montserrat Caballé e Freddie Mercury cantando em duo “Barcelona“, um arqueiro que atirou uma  flecha de fogo para acender  a tocha olímpica e emocionar a todo mundo.

Em Barcelona a chama olímpica segue acesa até hoje. Fisicamente, você pode visitar a torre olímpica no Montjuic que ainda mantem perene o fogo dos jogos, mas a chama mais importante foi na evolução da cidade.

A cidade deixou de ser apenas um lugar interessante na costa mediterrânea para se transformar em uma potência mundial em diversos setores.

Sem dúvida o setor mais destacado é o turismo, Barcelona é a 20ª cidade mais visitada no mundo e a 3ª cidade européia por número de visitantes e gasto de turismo internacional com opções culturais, de praia e montanha, aventura, esportes etc.

Barcelona se transformou em um pólo de inovação e emprendedorismo. São mais de 5000 empresas internacionais instaladas na cidade e ela está nas primeiras posições dos rankings internacionais de turismo de negócios. De acordo como dados da ICCA – International Congress and Convention Association, Barcelona é a 3ª em número de congressos e  é  sede do maior congresso de tecnologia móvel no mundo, o Mobile World Congress entre outros eventos de destaque mundial.

Mas a cidade não está só voltada para o turismo ou negócios, Barcelona brinda seus cerca de 1,5 milhões de habitantes (dentre eles cerca de 16,5% de estrangeiros) com uma alta qualidade de vida com ótimos sistemas de transporte público, educação, espaços públicos, saúde e segurança.

Toda essa estrutura e benefícios tem a clara e reconhecida influência da realização dos jogos olímpicos em 1992 que ajudou a transformar Barcelona em um ponto de referência mundial.

Será que o Rio de Janeiro seguirá o exemplo de Barcelona e fará um bom uso da influência da chama olímpica? Em quais áreas você acha que o Rio de Janeiro aproveitará os jogos olímpicos para se aprimorar?

Quem sabe daqui a alguns anos possamos escrever outra vez sobre este futuro “day after carioca” para contar as positivas mudanças na cidade  como resultado dos jogos olímpicos Rio 2016.
 
​
*Obs: Vale a pena ver um vídeo interessante sobre as reformas em Barcelona para a construção da Vila Olímpica:  https://www.youtube.com/watch?v=Hz2WSAXja6M
0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

Picture
Because your communication has to flow!
tel: (+34) 608.66 91 41
​info@melonlineconsulting.com
Communication
Coaching
​Creativity
​FLOW (news)
Click to set custom HTML

    ​receive our latest news

Subscribe Here

Credits:
Site Design by Melonline (Graphics adapted from frrepick.com ) Video by O2Tb (edited from Jacob + Katie Schwarz Slow Motion fluid)